A indústria da construção civil é uma das maiores forças da economia brasileira, seja na geração do emprego ou na participação no PIB brasileiro.
Conforme uma publicação no G1, em 2023 foram comercializadas 163 mil imóveis residenciais novos, um aumento de 32% comparado ao ano anterior.
O setor também gerou 158.940 empregos com carteiras assinadas em 2023, sendo um dos que mais emprega no Brasil.
Apesar do crescimento sustentável e promissor nos últimos anos, a construção civil também enfrenta desafios que impactam o seu desempenho.
Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira.
Principais desafios enfrentados pela indústria da construção civil
Principalmente no que diz respeito às incorporadoras e construtoras, os desafios mais enfrentados pelo segmento dentro e fora dos canteiros de obra são:
Atração e retenção de talentos
Um dos principais entraves do setor é a falta de mão de obra qualificada, com isso vem outra dificuldade: a atração e retenção de talentos por parte das construtoras e incorporadoras.
Segundo nota publicada em novembro de 2023 na Folha de S. Paulo, 7 em cada 10 construtoras sofrem com a falta de trabalhadores.
A previsão do setor é que essa demanda aumente a partir do segundo semestre de 2024 em virtude da agenda de investimentos e novos projetos anunciados pelo Governo Federal, em especial na habitação e infraestrutura.
Sem contar a disputa por trabalhadores especializados por parte dos empregadores e na manutenção desses talentos na empresa.
Nesse cenário, destaca-se o gestor que prioriza a gestão de pessoas, criando alternativas para atrair talentos e reter o seu capital humano.
Alta competitividade
A alta competitividade e a busca por conquistar o seu espaço é atualmente um dos mais difíceis desafios para a indústria da construção civil.
Sem contar que o mercado da construção civil sempre foi dominado pelas grandes construtoras, o que faz com os empreendimentos de pequeno e médio porte acabem por ter a sua competitividade reduzida.
Porém, isso não significa que o pequeno e médio construtor não possa se destacar e ganhar o seu espaço no mercado, para isso você precisa de diferenciais.
Excesso de burocracia
O excesso de burocracia e a lentidão nos licenciamentos para a construção de uma obra também é um dos principais desafios da indústria da construção civil.
De forma geral, as construtoras precisam lidar com um vasto processo burocrático que envolve secretarias e repartições de governos municipais, estaduais e federais, e que geralmente não se comunicam entre si e acabam exigindo longos prazos para as devidas licenças.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) afirma que esse excesso de burocracia, principalmente nas prefeituras e cartórios, impacta em até 12% o custo final do imóvel.
Imprevisibilidade nas vendas
A imprevisibilidade nas vendas é outro dos grandes desafios enfrentados na indústria da construção civil.
Afinal, o setor está diretamente ligado ao mercado imobiliário e seus momentos de estabilidade e instabilidade, de altas e baixas de juros, de queda e aumento nas vendas.
Uma forma de garantir o sucesso nas vendas é lançar empreendimentos que atendam as tendências atuais do mercado.
Nesse momento, por exemplo, os imóveis mais visados pelo consumidor são:
- médio e alto padrão,
- imóveis inteligentes e sustentáveis,
- moradias do programa “Minha Casa Minha Vida”.
Falta de crédito
A lógica é simples: a indústria da construção civil depende de crédito para financiar seus projetos e poder lançar novos produtos.
Logo, sem contratos de financiamentos imobiliários ou a ausência de uma política de crédito, não há produção e esse continua sendo um dos grandes desafios do setor.
Nesse caso, a dificuldade enfrentada pelos médios e pequenos empresários é maior, uma vez que muitos deles não conseguem obter crédito pela falta de histórico e cumprimento de requisitos básicos exigidos.
Uma alternativa é buscar investidores anjos, outra é contar com a Descco como uma solução de recuperação do crédito imobiliário para você.
Acesse nosso site e tire suas dúvidas sobre a recuperação do crédito imobiliário. Estamos à sua disposição.
(Imagens: divulgação)