O financiamento imobiliário é uma oportunidade de extrema importância para grande parte dos brasileiros.
Esse é o caminho adotado por grande parte da população ao adquirir um imóvel, havendo diversas alternativas entre as quais é possível optar, a exemplo do conhecido programa Minha Casa Minha Vida.
Entretanto, para além dos benefícios gerados aos próprios compradores, que utilizam os financiamentos, essa medida também pode promover outros impactos positivos para a sociedade e a economia do país.
Continue a leitura e saiba mais sobre os impactos gerados pelo financiamento imobiliário!
O papel do financiamento imobiliário no combate ao déficit habitacional
O déficit habitacional é um índice que diz respeito às famílias que residem em condições precárias, ou seja, em moradias inadequadas.
Isso inclui residências construídas a partir de materiais improvisados ou com baixa durabilidade, ou seja, habitações que trazem risco para os moradores.
Em 2019, uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro apontou que mais de 5,8 milhões de moradias brasileiras apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional, um número bastante alto e preocupante.
O quadro é influenciado por diversos fatores, entre eles a baixa renda da maior parte da população brasileira, o êxodo rural, o aumento dos preços no mercado imobiliário, entre outros aspectos que também contribuem para a formação desse cenário.
Dessa maneira, o financiamento imobiliário é uma importante ferramenta para que as camadas mais pobres da população tenham acesso a moradias dignas.
Exemplo disso é o programa Minha Casa Minha Vida. Em outubro de 2023, o programa já contava com 388 mil unidades habitacionais financiadas, ultrapassando as projeções realizadas no início do ano.
Nesse contexto, estamos diante de uma grande quantidade de brasileiros que teve sua vida mudada pela possibilidade de financiar a compra do seu imóvel, com os valores oferecidos por essa iniciativa do governo federal.
Em 2024, as projeções do programa também são positivas.
O financiamento imobiliário no Brasil
É importante lembrar que o financiamento imobiliário é responsável por impactos sociais e econômicos bastante positivos. A seguir, saiba mais sobre os efeitos gerados por essa prática a nível nacional:
Impactos sociais
Em relação aos impactos sociais gerados por esse tipo de prática, basta retomar o exemplo do programa Minha Casa Minha Vida, mas também de diversas outras possibilidades de financiamento.
O combate ao déficit habitacional é um importante resultado desse processo, que pode ajudar a promover condições de moradias dignas a grande parte da população.
Impactos econômicos
Por outro lado, há também os impactos econômicos, que se mostram igualmente positivos.
Em primeiro lugar, um estudo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG) aponta que programas dessa natureza são capazes de aumentar em mais de 50% o número de pessoas empregadas na construção civil em um município já no ano de sua implementação.
Além disso, é importante lembrar que o aumento da compra de imóveis beneficia também o crescimento do mercado imobiliário, auxiliando no fortalecimento e na garantia de estabilidade do setor.
Descco: recupere créditos e prospere no mercado imobiliário!
Grande parte das construtoras e incorporadoras não estão cientes de que possuem valores a receber dos contratos de financiamento imobiliário que foram assinados durante a fase de obra.
A expertise da Descco consiste na recuperação desse crédito junto às instituições financeiras por via administrativa.
Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato e saiba como podemos ajudar você a crescer no mercado imobiliário!
(Imagens: divulgação)