As boas oportunidades de trabalho existem, no entanto, as construtoras sofrem com a falta de mão de obra qualificada para suprir a demanda existente.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir de uma pesquisa realizada no segundo trimestre de 2024, o segundo maior desafio da construção civil está na falta ou alto custo da mão de obra.
Essa situação é apontada por 24,7% dos entrevistados, ficando atrás da elevada carga tributária que alcançou o índice de 28,3%.
Outro dado que chama a atenção diz respeito à escassez de profissionais no setor, onde, segundo o Jornal Folha de São Paulo, o número atinge a 30 mil postos de trabalho que não conseguem ser preenchidos.
Neste post, apresentaremos dicas importantes para que a indústria da construção civil possa superar a falta de mão de obra qualificada. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Impactos da falta de mão de obra qualificada no setor imobiliário
A falta de mão de obra qualificada na indústria da construção civil é um sério problema para o setor, uma vez que essa situação pode trazer reflexos para a qualidade do empreendimento, bem como no aumento dos custos.
As empresas encontram muitas dificuldades para encontrar profissionais capacitados, especialmente:
- pedreiros,
- carpinteiros,
- gesseiros,
- ceramistas,
- mestre de obras,
- encarregados.
Essa situação acaba se refletindo na demora para a conclusão e qualidade das tarefas, onde não são raras as situações de retrabalho.
Além disso, ocorre um acúmulo de trabalho para os profissionais contratados, uma situação que pressiona os trabalhadores em função das dificuldades no cumprimento dos cronogramas estabelecidos.
Por que esse ainda é um cenário desafiador no Brasil?
A falta de mão de obra qualificada na indústria da construção civil em nosso país ocorre a partir da não formação de novos profissionais.
O conhecimento técnico é fundamental no setor, portanto, a falta de capacitação dos candidatos a atuarem nesse segmento se transforma em um sério problema para as construtoras.
Apesar da implementação de ferramentas e soluções tecnológicas que aumentam a qualidade das edificações, são poucos os profissionais aptos a trabalharem com elas.
Além disso, são encontrados os seguintes problemas para a resolução dessa situação:
- preconceito em trabalhar nesse setor,
- envelhecimento dos trabalhadores,
- falta de renovação de profissionais,
- elevado índice de acidentes,
- falta de comprometimento dos profissionais com as empresas
Soluções encontradas para superar a falta de mão de obra qualificada
Diante de toda essa realidade, o que fazer para superar a falta de mão de obra qualificada na construção civil?
Sem qualquer dúvida, a solução envolve investimentos em treinamento e na capacitação dos profissionais.
Para isso, muitas construtoras desenvolvem parcerias com instituições de ensino, onde os alunos após a sua formação estão praticamente contratados para ingressarem em uma carreira no setor.
Outra ação que apresenta ótimos resultados está na formação dos colaboradores que já atuam na empresa, quando técnicas, instruções e dicas possibilitam a melhora da qualidade das tarefas e na valorização dos profissionais.
O fortalecimento do relacionamento com empreiteiros é outra maneira de minimizar os problemas, especialmente quando esses empreendedores também realizam ações na busca e formação por mão de obra qualificada.
Por fim, a adoção de tecnologias inovadoras precisam ser repassadas e apresentadas para os trabalhadores, para colaborarem e facilitarem as operações que ocorrem nos canteiros de obras.
Como se observa, as construtoras estão enfrentando grandes desafios, mesmo em meio a um mercado favorável e que promete excelentes resultados, portanto, é hora de investimentos.
Para isso, vale a pena conhecer a respeito da recuperação de créditos imobiliários: como superar os desafios do mercado em 2024? Leia nosso post e confira essa possibilidade que auxiliará a sua empresa na busca de recursos financeiros!
(Imagens: divulgação)