As construtechs e proptechs fazem toda a diferença no mundo da construção civil.

Trata-se de empresas que trazem a inovação e a tecnologia como suas principais características, promovendo grandes mudanças no segmento.

Essas startups trazem para o mercado novidades que passam a fazer toda a diferença no dia a dia das operações, trazendo evoluções e oportunidades que precisam ser conhecidas pelas empresas que atuam no segmento que envolve o setor imobiliário.

Empresas com essas características estão em alta no Brasil, pois, conforme o Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, ocorreu um crescimento de 13,5% no número de novos negócios se comparado ao relatório do ano anterior.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito, quando inovações e oportunidades no setor imobiliário são observados em todo o Brasil. Continue lendo e confira!

 

Características e benefícios das construtechs

As construtechs são startups que trazem soluções para a construção civil, tanto em termos de melhorias dos processos produtivos quanto para outras atividades dessas empresas.

Essas soluções colaboram com os resultados de empresas, como:

  • indústrias de materiais de construção,
  • empreiteiras,
  • imobiliárias,
  • construtoras,
  • mineradoras,
  • empresas de arquitetura, etc.

Elas auxiliam na redução de custos, recuperação de créditos, diminuição de desperdícios, melhoria dos resultados e aumento da lucratividade das operações.

Um ótimo exemplo é a Descco, uma empresa especializada em recuperar valores dos contratos de financiamento imobiliários assinados durante a fase da obra que não foram repassados pelas instituições financeiras.

 

As proptechs e o mercado imobiliário

Com objetivos diferentes das construtechs, as proptechs são as startups que oferecem soluções tecnológicas para as empresas do mercado imobiliário.

Isso significa serviços e soluções inovadoras, quando as seguintes tecnologias conseguem alavancar os negócios e contribuir com os bons resultados desse mercado:

  • internet das coisas,
  • inteligência artificial,
  • realidade virtual, etc.

Bons exemplos podem ser encontrados nas imobiliárias virtuais que ganham cada vez mais espaço e clientes em todo o Brasil.

 

Por que as construtechs e proptechs merecem a sua atenção?

É importante saber que tanto as construtechs como as proptechs são realidades e fazem muito sucesso em todo o Brasil.

Elas trazem oportunidades diferenciadas para as empresas do setor, oportunizando novos negócios, automação nos processos, modernização administrativa, recuperação de créditos junto aos bancos e muitas soluções que sua empresa deveria conhecer.

Para que você tenha ideia a esse respeito, a Descco, uma das construtechs que mais faz sucesso em todo o Brasil, já conseguiu recuperar valores para as construtoras que ultrapassaram os R$32 milhões.

São mais de 60 empresas beneficiadas, onde foram trabalhados mais de 500 empreendimentos.

O futuro promete ainda mais, uma vez que a expertise dessas startups em suas áreas chamam a atenção de milhares de empresas que buscam por soluções que alavanquem negócios, melhorem processos e colaborem de forma efetiva com os resultados de suas operações.

Atualmente, são mais de 1.200 startups focadas no mercado imobiliário, empregando aproximadamente 22 mil pessoas e colaborando com o sucesso de muitos empreendimentos ligados ao setor.

Como se observa, a busca por novas oportunidades e melhores condições operacionais precisam fazer parte do dia a dia das empresas ligadas aos setores que envolvem a indústria, comercialização e prestação de serviços da construção civil.

Portanto, é hora da sua empresa buscar por diferenciais e estar pronta para atender a demanda e expectativas do mercado, bem como usufruir do que lhe é de direito.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, continue acompanhando o blog da Descco para se manter atualizado e conte conosco!

(Imagens: divulgação)