Os créditos imobiliários são fundamentais para que esse fundamental setor da economia possa continuar a sua marcha rumo a recuperação do mercado.
Depois dos muitos problemas enfrentados no ano de 2022 e de uma retomada bastante lenta em 2023, o novo ano promete melhoras, porém, não na velocidade desejada por todos os envolvidos na operação.
Isso significa que construtoras, incorporadoras, interessados em adquirir sua casa própria e os próprios bancos precisam superar os desafios que se apresentam.
O fato é que sem os créditos imobiliários os negócios despencam.
As notícias que circulam atualmente pela mídia com relação a esse assunto é que o Governo Federal pretende criar um mercado secundário de títulos imobiliários, possibilitando que os bancos possam financiar mais imóveis!
Deseja saber mais? Continue a leitura e confira!
O desafiador mercado de créditos imobiliários em 2024
Enquanto as boas notícias não chegam, o que fazer para superar os desafios do mercado em 2024?
De acordo com o Portal Infomoney, neste ano o processo de recuperação continuará acontecendo, porém, ainda de forma lenta, uma vez que os bancos continuam bastante seletivos na concessão de crédito em função da demora na baixa dos juros e da redução dos depósitos realizados em caderneta de poupança nos últimos meses.
Talvez você não saiba, mas os bancos são obrigados a utilizar 65% dos depósitos em poupança como empréstimos no mercado de imóveis, porém, com a baixa das aplicações na poupança, os recursos ficam escassos e a seletividade e restrição acontece junto aos que procuram o financiamento da casa própria.
Acontece que muitas pessoas compram um imóvel se comprometendo com determinado valor de entrada, pagam os compromissos assumidos com a construtora e quando necessitam financiar o restante do valor, encontram restrições.
Em resumo: é um grande problema para todos os envolvidos na operação.
Para quem a recuperação de créditos imobiliários é vantajosa?
Como vimos, os financiamentos são fundamentais para que as construtoras possam dar prosseguimento às suas atividades e viabilizarem seus negócios.
Aproveitando o tema e a atual situação, muitas construtoras e incorporadoras não têm ciência que, muito provavelmente, existem valores a receber dos contratos de financiamento imobiliários assinados durante a fase da obra, ou seja, recursos que continuam no banco e podem ser recuperados.
Isso significa que, a partir de um estudo pormenorizado, pode-se tomar medidas voltadas à recuperação de créditos existentes junto às entidades financeiras.
Essa ação viabiliza a entrada de recursos e contribui de forma significativa para o equilíbrio das contas e na recuperação de valores que são de direito dos idealizadores, investidores e construtores dos imóveis.
Descco: expertise na recuperação de créditos imobiliários
Se sua construtora ou incorporadora desenvolveu negociações que envolveram contratos de financiamento de imóveis, muito provavelmente possui valores a receber.
A Descco é uma empresa de consultoria especializada nessa atividade, possuindo a expertise necessária para levantar e intermediar esse tipo de situação junto às instituições financeiras.
O melhor é que esse processo de recuperação de créditos imobiliários pode ser realizado por vias administrativas, ou seja, de forma:
- sigilosa,
- segura,
- no menor tempo possível.
A Descco já atendeu a mais de 60 empresas, avaliando situações em mais de 500 empreendimentos e recuperando mais de R$30 milhões para seus clientes.
Não temos qualquer dúvida que a recuperação de créditos imobiliários é uma maneira inteligente de superar os desafios do mercado em 2024, portanto, entre em contato com a Descco e conheça detalhes dessa operação!
(Imagens: divulgação)